Angola: PR quer entrevistas com perguntas previamente enviadas

O Presidente da República (PR) de Angola, João Lourenço, decidiu “reativar” um modelo praticado no passado, em que a comunicação social era obrigada a submeter previamente as questões a serem colocadas ao entrevistado. Esta era uma prática muito usada no tempo do Presidente José Eduardo dos Santos.

Segundo o “Club-K”, a Presidência da República convocou recentemente quatro órgãos de comunicação social para uma limitada entrevista coletiva com o chefe de Estado, agendada para esta quinta-feira, 06 de janeiro. Para este evento foi dada a instrução de as perguntas serem submetidas antes de serem feitas ao entrevistado. 

Numa convocatória atribuída ao assessor de imprensa da Presidência da República, Luís Fernando, pode ler-se que “cada jornalista presente terá a possibilidade de colocar duas (2) questões ao Chefe de Estado”. No entanto, “de modos a organizar devidamente o evento e por forma a evitar que se repitam perguntas, solicitamos que nos envie quanto antes as duas perguntas a fazer ao PR”.

O condicionamento do assessor presidencial tem levado a interpretações de práticas de censura. Luís Fernando justificou que o procedimento se deve a questões de logística, mas pediu confidencialidade em relação ao pedido: “esta informação tem interesse meramente logístico/organizativo, pelo que agradecemos que não seja tornada pública em circunstância alguma”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

Moçambique: Frelimo e Renamo pedem votos em Conguiana

A Frelimo e a Renamo apelaram aos votos no bairro Conguiana, localizado na cidade de Inhambane. Os apelos foram feitos…
Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

Moçambique: Renamo denuncia tentativa de fraude eleitoral

A Renamo acusa novamente a Frelimo de designar cidadãos de distritos não autárquicos para as mesas de voto, no âmbito…
Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

Angola recebe visita do secretário de Defesa dos EUA

O secretário da Defesa dos Estados Unidos da América (EUA), Lloyd Austin, aterrou em Luanda na noite desta terça-feira, 26…
Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

Moçambique: MDM promete melhorar saneamento na Matola

O cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no município da Matola, Augusto Pelembe, partilhou que tem como prioridade melhorar…