Angola: PR quer entrevistas com perguntas previamente enviadas

João Lourenço Presidente Angola

O Presidente da República (PR) de Angola, João Lourenço, decidiu “reativar” um modelo praticado no passado, em que a comunicação social era obrigada a submeter previamente as questões a serem colocadas ao entrevistado. Esta era uma prática muito usada no tempo do Presidente José Eduardo dos Santos.

Segundo o “Club-K”, a Presidência da República convocou recentemente quatro órgãos de comunicação social para uma limitada entrevista coletiva com o chefe de Estado, agendada para esta quinta-feira, 06 de janeiro. Para este evento foi dada a instrução de as perguntas serem submetidas antes de serem feitas ao entrevistado. 

Numa convocatória atribuída ao assessor de imprensa da Presidência da República, Luís Fernando, pode ler-se que “cada jornalista presente terá a possibilidade de colocar duas (2) questões ao Chefe de Estado”. No entanto, “de modos a organizar devidamente o evento e por forma a evitar que se repitam perguntas, solicitamos que nos envie quanto antes as duas perguntas a fazer ao PR”.

O condicionamento do assessor presidencial tem levado a interpretações de práticas de censura. Luís Fernando justificou que o procedimento se deve a questões de logística, mas pediu confidencialidade em relação ao pedido: “esta informação tem interesse meramente logístico/organizativo, pelo que agradecemos que não seja tornada pública em circunstância alguma”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…