Angola: PRA-JA vai entregar novo processo ao Tribunal Constitucional

O processo para constituição do Partido do Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA), coordenado por Abel Chivukuvuku, vai seguir na sexta-feira, 28 de fevereiro, para o Tribunal Constitucional (TC), após cumprimento das recomendações deste órgão de justiça. 

Recorde-se que o PRA-JA deu entrada do processo pela primeira vez, para registo no TC, em agosto do ano passado. No entanto, acabaram por ser rejeitados mais de 19 mil processos, dos quase 24 mil remetidos. 

No quadro do processo de formalização da nova força política, a comissão instaladora do PRA-JA procedeu nesta quarta-feira, dia 26, em Luanda, à abertura de uma auditoria pública para apresentar à sociedade as novas 4.150 assinaturas reconhecidas pelos cartórios notariados espalhados pelo país. 

Em declarações à imprensa, o porta-voz do PRA-JA, Xavier Jaime, disse que supriram as insuficiências registadas pelo TC, esperando assim que o projeto se torne partido dentro de quarenta dias, após a entrega do processo. 

“Vamos levar cerca de nove mil assinaturas com uma novidade importante: metade destas nove mil assinaturas estão devidamente reconhecidas pelo notário, sobretudo daquelas províncias em que o despacho do TC afirmava que não alcançaram as 150 (assinaturas) que a lei exige”explicou. 

Apesar de a lei exigir apenas assinaturas dos integrantes do projeto político, a mesma fonte justificou que preferiram reconhecer as assinaturas no cartório notarial para facilitar o processo de transparência. “Sabemos que o Tribunal tem como o papel cumprir a lei e fazer cumpri-la, e estamos absolutamente convencidos que o TC vai cumprir a lei porque nós fizemos tudo com base na lei”concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

Angola: Agenda Política do MPLA dá atenção à diáspora

A secretária do Bureau Político para a Política de quadros do MPLA, Ângela Bragança, partilhou que a Agenda Política 2023 do partido…
Von der Leyen e Macron visitam China em abril

Von der Leyen e Macron visitam China em abril

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, vão visitar a China…
Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Polícia Federal prende membros de fação criminosa que pretendia sequestrar o ex-juiz Sérgio Moro

A Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação, no último dia 22 de março, que investiga uma fação criminosa (Primeiro…
Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

Brasil: Lula declara em entrevista querer “vingar-se” do ex-juiz Sérgio Moro

O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, declarou, em entrevista à imprensa brasileira, que gostaria de “se vingar”…