Angola prepara grupo de amizade com Coreia do Norte

A Coreia do Norte propôs a criação de grupos nacionais de amizade com Angola. Tal foi feito nesta terça-feira, 03 de novembro, em alusão ao 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.
A intenção foi manifestada pelo embaixador norte-coreano em Angola, Pyong Chol, tendo sido recebido em audiência pela presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas da Assembleia Nacional, Josefina Pitra Diakité.
Segundo o diplomata, a emergência dos grupos de amizade vai poder impulsionar, de forma considerável, o crescimento e o fortalecimento das relações de cooperação.
Por sua vez, Josefina Pitra Diakité disse à imprensa que a Coreia do Norte começou a dar os primeiros passos e apresentou o comprovativo para o estabelecimento deste grupo de amizade.
“Agora nós temos que fazer também o nosso trabalho com o correspondente do grupo nacional de acompanhamento e ver se durante o mês de novembro será possível realizar alguma atividade para saudar o 45.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas”, declarou.
A mesma fonte reconheceu então que a relação entre ambos os países já foi muito frutífera, mas que, entretanto, acabou por ter sido prejudicada. Tal deveu-se assim às sanções impostas à Coreia pelas Nações Unidas e também à Covid-19. As relações de cooperação diminuíram e a Coreia tem, atualmente, menos especialistas em Angola.