Angola: Presidente da FNLA validado pelo Tribunal Constitucional

O Tribunal Constitucional de Angola validou nesta terça-feira, 26 de abril, o V Congresso Ordinário da FNLA que elegeu Nimi a Simbi como presidente. O Acórdão n. 737/202, divulgado pela “Angop”, refere que o plenário do referido tribunal negou o pedido de impugnação do congresso em questão. 

A instituição judicial justificou a sua decisão com o facto de não ter encontrado argumentos suficientes para anular o conclave. Esta solicitação tinha sido feita pelo antigo secretário-geral da FNLA, Pedro Dala. 

Dala recorreu ao Tribunal Constitucional para pedir a nulidade do V Congresso Ordinário da FNLA, por considerar que houve divisões profundas durante o encontro. 

No entanto, Nimi a Simbi mantém-se como presidente da formação política, tendo sido empossado em março pelo Presidente angolano, João Lourenço, como membro do Conselho da República, “por inerência de funções tendo em contas as alterações verificadas na presidência” da FNLA. 

FNLA aposta nos jovens para as estruturas de base 

Entretanto, o novo secretário provincial da FNLA no Zaire, António Nginamau, disse nesta terça-feira à “Angop”, em Mbanza Kongo, que a sua organização quer apostar no rejuvenescimento das estruturas de base do partido na região. 

As declarações foram feitas à margem do acto da apresentação de Nginamau aos militantes. O político afirmou que a estratégia tem como objetivo redinamizar as estruturas do partido para que este esteja fortalecido nas eleições gerais, previstas para agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

Brasil: Plano de segurança para a Amazónia vai ter investimento de 2 biliões de reais

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, anunciou na passada segunda-feira, que o governo federal…
Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

Ucrânia nomeia três vice-ministros da Defesa

O ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou nesta quarta-feira, 27 de setembro, as escolhas dos seus vice-ministros. As…
Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

Angola: Governo quer uniformizar salários da Administração Pública

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, anunciou, após a reunião da Comissão Económica do Conselho…
Afeganistão: Talibãs desvalorizam proibições que afetam as mulheres

Afeganistão: Talibãs desvalorizam proibições que afetam as mulheres

O principal porta-voz do Governo talibã no Afeganistão, Zabiullah Mujahid, criticou a intervenção da diretora executiva da ONU Mulheres, Sima…