Angola tem Portugal e China como principais investidores estrangeiros ao longo deste ano, tendo Portugal estado a liderar em número e a China em valor as propostas de investimento apresentadas por empresas estrangeiras à Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (Aipex).
Esta informação foi divulgada pela administradora para a área de investimentos e captação de investimentos, Sandra Dias dos Santos, à margem do primeiro Fórum Empresarial, realizado no âmbito do programa da Feira de Negócio dos Município de Luanda.
De acordo com a mesma fonte, a referida agência recebeu 189 propostas de investimento desde o início de 2019, que contemplavam a criação de 1.800 postos de trabalho.
A administradora disse também que a maior parte das propostas teve origem em empresas angolanas, a que se seguiram as parcerias entre empresas estrangeiras e angolanas. De entre as estrangeiras realçou as de Portugal, com 19 propostas no valor de sete milhões de dólares (6.310.610 euros), bem como as da China, com seis propostas no montante de 176 milhões de dólares (158.667.000 euros), e as da Eritreia, com cinco propostas correspondentes a cinco milhões de dólares (4.507.580 euros).