A consultora Fitch Solutions prevê que a produção de petróleo em Angola vai cair 20% até 2031. Segundo explicou, o motivo dessa previsão deve-se à maturação dos poços petrolíferos e à falta de investimento crónico em novas descobertas.
“A principal razão para o crescimento medíocre da produção petrolífera é o efeito do legado da maturação dos poços petrolíferos”, pode ler-se numa nota da consultora, citada pela “Lusa”.
Se isso acontecer, a produção ficará abaixo do limite definido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
A produção angolana anda em cerca de 1,1 milhões de barris por dia desde o princípio do ano, encontrando-se assim abaixo do limite de cerca de 1,5 milhões de barris por dia imposto pela OPEP.
“A queda na produção dos poços atuais de Angola significa que é preciso uma taxa maior de crescimento da produção para manter a produção nos níveis atuais; Angola precisa de cerca de mais 36 mil barris por dia de produção para anular o impacto do declínio natural”, indicam os analistas da Fitch Solutions.