O projeto político ESPERANÇA, liderado por Nfuca Muzemba, apresentou a sua ideologia política esta semana e garantiu ser a força que vai mudar Angola. Segundo o “Angola 24 Horas”, o projeto disse ser uma força política de Centro-Esquerda.
Os valores e princípios defendidos são a Democracia, Desenvolvimento Sustentável, Justiça, Paz, Solidariedade e Unidade em Angola. O porta-voz do ESPERANÇA, David Nascimento, considera-os valores e princípios fundamentais, na busca de um Estado estável do ponto de vista social, político, económico e cultural.
Para Nascimento, mesmo após anos de independência e paz em Angola, os valores e princípios mencionados continuam sem existir. Apontou como mais valia o facto de o projeto político ser inspirado maioritariamente por jovens, para tornar a busca e materialização dos referidos princípios e valores num facto, na medida em que vê a juventude como a égide da mudança de qualquer sociedade.
Sobre a apresentação de candidaturas às eleições gerais, afirmou que o ESPERANÇA já começou a trabalhar neste capítulo, tendo conseguido recolher maior subsídio ao participar no “Seminário de Capacitação Eleitoral”, dirigido pelo Tribunal Constitucional.
“Daí que gostávamos, uma vez mais, de garantir ao povo angolano que este será o pleito eleitoral da edificação das esperanças, sobretudo daqueles que, por razões óbvias, deixaram de acreditar no país, que pouco faz para a construção de uma sociedade democrática, justa, igualitária, de paz e unida, acima de tudo”, concluiu.