O secretário Permanente Nacional da Juventude do PRS, Gaspar dos Santos Fernandes, pediu ao Presidente da República, João Lourenço, para que exonerasse o governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala.
Santos Fernandes denunciou a situação de fome e de miséria que atinge crianças, órfãos e idosos na maior região de exploração diamantífera do país. O político observou pessoalmente a situação durante uma visita de constatação das bases do seu partido no setor de Cafunfo, no município do Cuango, na Lunda Norte.
De acordo com o representante do PRS, tem aumentado diariamente o número de crianças, órfãos e idosos a mendigarem para manterem a sobrevivência em consequência da fome e da pobreza extrema ocorridas na Lunda Norte.
Para o político não há necessidade de o chefe de Estado manter um governador que não serve os interesses e a ansiedade dos habitantes da região do Cuango e principalmente de Cafunfo, onde o diamante é o principal autor pela desgraça de muitas famílias nesta região diamantífera.
“É de lamentar que uma região onde se explora uma das maiores riquezas do país se encontra naquele estado, onde a fome, miséria, pobreza andam de mãos dadas com a população da Lunda-Norte”, expôs.
Neste âmbito, o dirigente defendeu uma ação urgente do Governo para minimizar a situação de precariedade nas Lundas, que se agravou cada vez mais com a situação da pandemia da Covid-19.