Angola | Europa

Angola: PSD da Suécia destaca mudanças implementadas por João Lourenço

MPLA com PSD da Suécia

O PSD da Suécia destacou, durante a sua visita a Angola, as mudanças feitas pelo Presidente da República angolana, João Lourenço, nos domínios da transparência, combate à corrupção e reforço da democracia.

A declaração foi feita à imprensa esta terça-feira, 20 de agosto, em Luanda, no final de uma palestra sobre a experiência sueca nas eleições autárquicas dirigida a quadros do MPLA, partido no poder, que convidou a formação política a ir ao país partilhar os seus conhecimentos.

O secretário para as relações internacionais do PSD, Johan Hassel, declarou que têm prestado apoio para a concretização dos objetivos traçados pelo Executivo angolano, acrescentando que a formação partidária que representa tem também trocado experiências sobre políticas públicas que visam a atração do investimento privado estrangeiro em Angola.

Quanto ao processo autárquico, afirmou que a implementação do mesmo vai permitir ao povo eleger o presidente da câmara municipal, bem como uma maior aproximação dos serviços à população. Entre os ganhos, salientou a melhoria dos serviços de educação e saúde, tendo apresentado a experiência sueca neste domínio.

No entanto, sublinhou a necessidade de educar os candidatos a autarcas para que saibam gerir os anseios da população que estão a administrar.

Quanto ao financiamento das autarquias, explicou que o mesmo não pode apresentar resultados deficitários sob o pretexto de que os fundos foram investidos em projetos para bem das comunidades, uma vez que o Governo Central deve sustentar a diferença em falta quando tal se justifique.

Para a vice-presidente do MPLA, o encontro entre os dois partidos foi proveitoso. Luísa Damião elogiou a política de género, levada a cabo naquele país nórdico, além de ter dito que a democracia em Angola é uma nova experiência e que todos os conselhos de outros partidos e países é bem-vindo.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo