Angola quer dialogar com Namíbia para garantir segurança

O comandante-geral da Polícia Nacional de Angola, comissário-chefe Paulo de Almeida, comentou a necessidade do reforço do diálogo permanente com a Namíbia, com o objetivo de salvaguardar a integridade da fronteira comum. 

As declarações foram feitas no Lubango, na província da Huíla, durante a abertura da 21.ª Reunião Bilateral entre os ministérios do Interior de Angola e dos Assuntos Internos, Migração, Proteção e Segurança da República da Namíbia. Segundo a mesma fonte, a solução para os problemas deve ser conjunta e as vias diplomáticas de ambas as partes continuam disponíveis. 

m sido registados alguns incidentes ao longo da fronteira, havendo assim uma preocupação com o desrespeito das normas migratórias por parte de cidadãos dos dois países. 

“Repudiamos todos e qualquer tipo de crime transfronteiriço e do nosso registo tem sido frequente o roubo de gado, de viaturas, cabos elétricos e abate indiscriminado da flora, bem como o contrabando de combustível, pedras preciosas e de moedas”expôs. 

Neste âmbito, prosseguiu, as ações de combate têm de ser mais incisivas para desencorajar tais práticas, uma vez que existe a necessidade de reabilitar e repor os marcos fronteiriços para iniciar a abertura e definir o horário de funcionamento dos postos de fronteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin