Portugal vai doar a Angola meio milhão de vacinas contra a Covid-19, até ao final de 2021. O anúncio foi feito no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro nesta quinta-feira, 19 de agosto, pelos responsáveis dos dois países.
Foi no referido aeroporto que ocorreu a entrega da segunda remessa de vacinas doadas por Portugal, no âmbito da cooperação com Angola. A remessa inclui 134 mil doses da AstraZeneca e também seringas e agulhas, além de outros materiais.
A ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, agradeceu a solidariedade para com o povo angolano, que “cimenta os laços de amizade e cooperação” entre ambos os países. A governante lembrou que Portugal é “um parceiro estratégico” na luta contra o coronavírus.
“Esta doação é um apoio muito grande. Tivemos informação de que muito em breve vamos receber outros lotes de vacinas, em quantidades superiores e provavelmente teremos meio milhão de vacinas doadas por Portugal”, partilhou.
Por sua vez, o embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, disse que na próxima semana deverão ser enviadas mais 185 mil vacinas para o país africano. Essa doação irá ser reforçada aos poucos, até que sejam alcançadas as 500 mil doses, explicou.