A petrolífera francesa Total Energies disponibilizou três mil milhões de dólares a Angola, para que a quantia seja usada em projetos relacionados com as energias renováveis em várias localidades do país. Deve também ser aplicada na exploração de petróleo e gás na Bacia do Rio Kwanza.
A informação foi avançada pelo diretor-geral da multinacional francesa nesta terça-feira, 01 de novembro, em Luanda. Patrick Pouyanné falou à imprensa após a audiência que lhe foi concedida pelo Presidente angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial.
“Disponibilizámos, no presente ano, três mil milhões de dólares que serão investidos em projetos petrolíferos específicos na Bacia do Rio Kwanza, como no projeto de exploração Begónia e outros de expansão do Bloco 17”, disse, citado pelo “Jornal de Angola”.
Pouyanné espera ver os referidos projetos operacionais até 2024. A partir desse ano, prosseguiu, a Total Energies pensa criar novos projetos, entre os quais “Águas Profundas”, “Cameia” e “Golfinho”, que já estão a ser projetados na Bacia do Rio Kwanza.