O diretor do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola, José Calengi, informou que os agentes recenseadores indicados para o Censo Populacional 2024 vão trabalhar com tablet.
O objetivo é tornar o processo mais rápido e seguro, além de evitar alguns constrangimentos ocorridos em 2014, altura em que houve o levantamento de dados em manuscrito. Através dos tablets, as informações cairão automaticamente na base de dados.
“São vários os desafios enfrentados pela instituição, como por exemplo o logístico, para uma operação da dimensão do censo populacional que se quer para 2024, que será de formato digital, diferente do que foi o de 2014, onde os inquiridores usaram formulários em papel”, explicou à imprensa.
Sobre o valor necessário para a realização do recenseamento, Calengi afirmou que, neste momento, não é possível fazer estimativas. Isto porque, acrescentou, continua a ser feito o levantamento das dificuldades e necessidades do processo. No entanto, mencionou, poderão ser usados alguns materiais já existentes do processo anterior.
“Uma operação como esta passa pela atualização demográfica, que está a ser feita neste momento, com um censo piloto. Nós precisamos fazer um exercício antes, para testar todos os instrumentos, o questionário e a logística. Portanto, estamos nesta fase de preparação”, concluiu.
One Comment
Preciso saber sobre o Senso