Angola e a Alemanha realizaram nesta terça-feira, 28 de janeiro, em Berlim, a III Sessão da Comissão Bilateral, com o objetivo de reforçarem as relações de cooperação em vários domínios.
A delegação angolana no evento foi liderada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Custódio Viera Lopes. Já a alemã teve como representante o diretor geral dos Assuntos Políticos para África, América Latina e Médio Oriente, Philipp Ackermann.
De acordo com uma nota, foram analisados temas como a Política Externa e Segurança regionais, Consultas Económicas, Cultura, Educação e Ciência.
A Comissão Bilateral Angola-Alemanha, países que estabeleceram relações diplomáticas em 1979, foi criada no âmbito da “Declaração Comum de Intenções” e assinada a 08 de julho 2011, sendo uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral, sobre temas bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, bem como, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.
As partes deram continuidade ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas principalmente desde a visita do Presidente angolano, João Lourenço, a Berlim, em agosto de 2018, bem como das visitas a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag alemã, em fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal, em julho de 2019.
Está prevista a assinatura de dois acordos, um no domínio ensino superior e outro na aviação Civil, além de ser analisada a questão da migração e facilitação de vistos para tratamento médico e turismo.