Angola reforça cooperação com a Alemanha

Angola e a Alemanha realizaram nesta terça-feira, 28 de janeiro, em Berlim, a III Sessão da Comissão Bilateral, com o objetivo de reforçarem as relações de cooperação em vários domínios.

A delegação angolana no evento foi liderada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Custódio Viera Lopes. Já a alemã teve como representante o diretor geral dos Assuntos Políticos para África, América Latina e Médio Oriente, Philipp Ackermann.

De acordo com uma nota, foram analisados temas como a Política Externa e Segurança regionais, Consultas Económicas, Cultura, Educação e Ciência.

A Comissão Bilateral Angola-Alemanha, países que estabeleceram relações diplomáticas em 1979, foi criada no âmbito da “Declaração Comum de Intenções” e assinada a 08 de julho 2011, sendo uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral, sobre temas bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, bem como, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.

As partes deram continuidade ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas principalmente desde a visita do Presidente angolano, João Lourenço, a Berlim, em agosto de 2018, bem como das visitas a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag alemã, em fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal, em julho de 2019.

Está prevista a assinatura de dois acordos, um no domínio ensino superior e outro na aviação Civil, além de ser analisada a questão da migração e facilitação de vistos para tratamento médico e turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin