Angola reforça cooperação com a Alemanha

Angola e a Alemanha realizaram nesta terça-feira, 28 de janeiro, em Berlim, a III Sessão da Comissão Bilateral, com o objetivo de reforçarem as relações de cooperação em vários domínios.

A delegação angolana no evento foi liderada pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades, Domingos Custódio Viera Lopes. Já a alemã teve como representante o diretor geral dos Assuntos Políticos para África, América Latina e Médio Oriente, Philipp Ackermann.

De acordo com uma nota, foram analisados temas como a Política Externa e Segurança regionais, Consultas Económicas, Cultura, Educação e Ciência.

A Comissão Bilateral Angola-Alemanha, países que estabeleceram relações diplomáticas em 1979, foi criada no âmbito da “Declaração Comum de Intenções” e assinada a 08 de julho 2011, sendo uma plataforma de troca de opiniões de carácter geral, sobre temas bilaterais e multilaterais de interesse mútuo, bem como, responsável pela avaliação do desenvolvimento da cooperação.

As partes deram continuidade ao desenvolvimento das conversações bilaterais, mantidas principalmente desde a visita do Presidente angolano, João Lourenço, a Berlim, em agosto de 2018, bem como das visitas a Luanda da Comissão dos Assuntos Económicos do Bundestag alemã, em fevereiro de 2019, e do Presidente do Conselho Federal, em julho de 2019.

Está prevista a assinatura de dois acordos, um no domínio ensino superior e outro na aviação Civil, além de ser analisada a questão da migração e facilitação de vistos para tratamento médico e turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…