Angola: Registados 14 milhões de cidadãos para votarem nas eleições

O ministro da Administração do Território em Angola, Marcy Lopes, informou que 14 milhões de cidadãos angolanos realizaram o Registo Eleitoral Oficioso para poderem votar nas eleições gerais, previstas para agosto. 

A declaração foi feita à imprensa à margem da quarta reunião do Conselho de Ministros. Segundo o governante, os dados constam dos resultados provisórios do Registo Eleitoral, estando ainda a decorrer a “fase de tratamento da própria base de dados”

Marcy Lopes realçou que o número total de registados poderá vir a diminuir, através da exclusão de cidadãos falecidos da base de dados. Tratar-se-á de uma depuração da base com a retirada dos óbitos, que se estima serem em número muito elevado, além das pessoas com os seus direitos políticos e civis suspensos por terem sido condenadas em pena de prisão com decisão transitada em julgado. 

“Esses dados nos são apresentados por força do trabalho conjunto que estamos a realizar com o Ministério da Justiça e Direitos Humanos para o caso dos falecidos, e o Conselho Superior da Magistratura Judicial para os casos dos réus presos com decisão condenatória transitada em julgado”, esclareceu, citado pelo “Portal de Angola”. 

O registo eleitoral oficioso terminou a 07 de abril deste ano, tendo sido iniciado a 23 de setembro de 2021. Este processo deveria ter terminado no dia 31 de março, em Angola e no estrangeiro, mas o Presidente da República, João Lourenço, decidiu estendê-lo por mais sete dias, tendo esse sido um pedido da oposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin