Angola: Registo eleitoral para a diáspora começa em janeiro

O ministro da Administração do Território de Angola, Marcy Lopes, informou que o processo de atualização presencial para fins de registo eleitoral no exterior do país começa em janeiro do próximo ano.

O anúncio foi feito durante um encontro com o corpo diplomático, que serviu para apresentar as condições logísticas que estão a ser criadas para o registo eleitoral oficioso no país. Este tem início a 23 de setembro.

Lopes frisou que o registo eleitoral oficioso é da competência do Executivo e que a realização do encontro, e de outros que devem acontecer nos próximos tempos, reflete uma demonstração da transparência do processo e da necessidade de participação de todos para o seu êxito.

“Hoje o objetivo principal foi o de esclarecer o corpo diplomático sobre o processo, com a tónica essencial no registo eleitoral no exterior, por força da alteração recente à Constituição, que permite que os cidadãos no estrangeiro possam exercer o seu direito de voto”, disse.

Também segundo o  governante, as equipas já estão a trabalhar para a criação de todas as condições organizativas e de funcionamento, prevendo-se que o processo tenha a duração de três meses. “Este processo será feito onde os serviços de identificação civil não estejam instalados e as pessoas não tenham acesso ao Bilhete de Identidade”, lembrou.

A grande inovação, acrescentou, já não está no cartão de eleitor, mas no próprio processo em si, que é oficioso, mediante a transferência de informação da base de dados do Bilhete de Identidade para a base de dados dos cidadãos maiores, regulada e organizada pelo Ministério da Administração do Território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin