Angola: Samakuva apela ao diálogo entre forças políticas

Isaias Samakuva UNITA Angola

O antigo dirigente da UNITA, Isaías Samakuva, defendeu nesta segunda-feira, 26 de outubro, que deve haver diálogo entre o Governo e as formações políticas. Assim, partilhou, podem ser evitadas “situações suscetíveis de perturbar a paz e a harmonia necessárias à vida em comunidade”. 

O ex-presidente do maior partido da oposição foi recebido pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. À saída da audiência disse que ambos abordaram, essencialmente, a situação ocorrida em Luanda no sábado, 24 de outubro. 

Recorde-se que centenas de pessoas saíram nesse dia à rua para uma manifestação, tendo havido graves confrontos com a polícia. Cerca de 100 indivíduos foram detidos, entre os quais jornalistas e membros da UNITA. O objetivo era mostrarem insatisfação contra o alto custo de vida e o adiamento das eleições autárquicas no país. 

A tentativa de manifestação, não autorizada, foi então impedida pela Polícia Nacional, numa altura em que o país vê reforçadas as medidas restritivas de prevenção e combate à Covid-19, que proíbe ajuntamentos superiores a cinco pessoas na via pública. 

Samakuva, que na década de 90 chefiou a equipa da UNITA às negociações de paz com o Governo, declarou que a ação dos manifestantes traduziu-se em actos de vandalismo, na obstrução de vias e na destruição de bens públicos. No entanto, aconselhou a libertação dos detidos “na base do diálogo e da compreensão”. 

“Enquanto angolanos temos de fazer tudo no sentido de evitar situações desagradáveis primando, necessariamente, pelo diálogo”concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Governo cria Instituto da Modernização e Inovação da Justiça

Cabo Verde: Governo cria Instituto da Modernização e Inovação da Justiça

O Governo cabo-verdiano criou o Instituto da Modernização e Inovação da Justiça. O objetivo consiste em gerir todas as infraestruturas…
Moçambique: Bancos continuam com taxa de juro de referência em 21,20%

Moçambique: Bancos continuam com taxa de juro de referência em 21,20%

A Associação Moçambicana de Bancos decidiu manter em 21,20% a taxa de referência para créditos com taxa de juro variável.  Esta…
Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana

Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana

Angola é o maior parceiro económico da China na África Subsaariana, uma vez que registou mais de 45 mil milhões…
Angola: Membro do MPLA pede a militantes que mantenham coesão

Angola: Membro do MPLA pede a militantes que mantenham coesão

O coordenador do grupo de acompanhamento do Comité Provincial do MPLA em Luanda ao município Cacuaco, Bento Kangamba, apelou aos…