Angola sobe seis lugares no Índice Global da Paz

Angola ocupa o 77.º lugar de país mais pacífico do mundo no relatório do Índice Global da Paz 2019, que inclui uma escala de 164 países. O país subiu assim seis lugares, após ter ocupado a 83.ª posição em 2018.

O referido índice é realizado pelo Instituto de Economia e Paz, sediado em Sidney, que classifica os países (99,7% da população mundial) de acordo com 23 indicadores qualitativos e quantitativos.

Ainda segundo o 13.º relatório anual do Índice Global de Paz, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, registando uma ligeira melhoria, e a do Médio Oriente e Norte de África são novamente as menos pacíficas.

No total, 22 dos 36 países europeus registaram melhorias face ao ano anterior. A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008, e o Afeganistão é agora o menos pacífico, substituindo a Síria. Já o Iémen entrou pela primeira vez no grupo dos cinco Estados menos pacíficos, que, além da Síria e do Afeganistão, inclui o Iraque e o Sudão do Sul.

Portugal ocupa a terceira posição, seguindo-se a Áustria, Dinamarca e Canadá. A Alemanha surge em 22.º lugar e a Espanha em 32.º. Por sua vez, o Butão registou a maior melhoria de qualquer país no top 20, subindo 43 lugares nos últimos 12 anos.

O Instituto registou igualmente que o nível médio de paz global melhorou ligeiramente, pela primeira vez em cinco anos, tendo os conflitos e crises que surgiram na década passada começado a diminuir. No entanto, novas tensões surgiram dentro e entre as nações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

Reino Unido continua a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia

O Governo do Reino Unido confirmou nesta quarta-feira, 09 de março, que irá continuar a fornecer mísseis antitanque à Ucrânia. Trata-se…
BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

BRASIL: Brasileiros deixam a Ucrânia enquanto o país discute situação agroalimentar

O governo brasileiro informou que a Embaixada do Brasil em Kiev “permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento…
Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

Guiné-Bissau: Ninguém sabe qual dos 8 vice-presidentes pode substituir o presidente do PRS

A directiva assinada pelo presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia, de 17 de Janeiro, mas conhecida só…
Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Moçambique: Ataques Macabros em Macomia

Terroristas atacaram numa emboscada no Domingo passado 06 de Março um grupo de milicianos denominado por força local da aldeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin