Angola: Sócio-gerente da AFAC detido no Huambo por corrupção

O sócio-gerente da empresa de prestação de serviços AFAC foi detido no Huambo por crime de corrupção, tendo a a prisão preventiva de Augusto Caconde Cotingo sido ordenada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Este é assim o primeiro empresário a ser detido depois de ter sido ouvido pelo Ministério Público no âmbito do mediático processo-crime que envolve, além de gestores de empresas privadas, funcionários do Governo do Huambo, que tinham como substrato a má execução do Orçamento Geral do Estado (OGE).

De acordo com uma fonte da PGR, a medida de coação pessoal, considerada a mais gravosa de todas, resultou do facto de o mesmo estar a gerir uma empresa fictícia, que terá, de 2010 a 2014, beneficiado do erário em conluio com alguns gestores públicos acusados de desvios do OGE.

A detenção de Caconde Cotingo, que se encontra na Cadeia do Cambiote, sucede às prisões dos administradores dos municípios do Huambo e do Longonjo, Victor Tchissingui e João Sérgio Raul, respetivamente, por crime de peculato. As referidas infrações foram cometidas quando Victor Tchingui exercia o cargo de diretor do Gabinete de Estudos e Projectos e Sérgio Raul o de secretário-geral do Governo local, entre 2011 e 2014.

Além dos dois réus mencionados, a PGR deteve o chefe do Departamento de Administração, Património, Informática, Gestão do Orçamento e Transportes do Governo, Constantino de Jesus César, e também o chefe de secção de Execução Orçamental e Contabilidade do Governo do Huambo, Claudino Sicato Fernandes Isaías.

Segundo a mesma fonte, os 51 processos-crime de peculato estão em fase de instrução preparatória e envolvem grandes somas monetárias desviadas dos cofres do Estado, razão pela qual são esperadas mais buscas e detenções de empresários e funcionários públicos envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

Portugal pondera aumentar número de turmas para crianças ucranianas

O ministro da Educação em Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, reafirmou nesta sexta-feira, 11 de março, que as escolas portuguesas estão preparadas…
EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

EUA banem Rússia do regime normal de comércio internacional

Os Estados Unidos da América (EUA) e os aliados decidiram excluir a Rússia do regime recíproco normal que rege o…
Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

Rússia: Putin fala em "desenvolvimentos positivos" com a Ucrânia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que houve “certos desenvolvimentos positivos” nas conversações com a Ucrânia realizadas nesta sexta-feira,…
Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

Guiné-Bissau: Providência Cautelar provoca novo adiamento do Congresso do PAIGC

O Xº Congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que deveria decorrer de 10 a…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin