Angola sugere criação de Fórum dos PALOP

O Governo angolano propôs a institucionalização do Fórum dos Directores Nacionais do Registo Civil, Notariado e Identificação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), segundo o “Jornal de Angola”. Foram igualmente sugeridos encontros periódicos e um anual dos ministros da comunidade e responsáveis pelas estatísticas vitais.

A proposta foi apresentada pelo ministro angolano da Justiça e dos Direitos Humanos nesta quarta -feira, 19 de janeiro. Francisco Queiroz sugeriu uma coordenação rotativa e um secretariado do Fórum, tendo manifestado a disponibilidade de Angola acolher a sede da instituição.

O governante acrescentou que o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da República de Angola tomou a iniciativa de unir os países africanos falantes da língua portuguesa para encontrarem alinhamentos e caminhos comuns nas desafiantes tarefas das estatísticas vitais.

O encontro virtual decorreu sob o lema “Unidos e firmes para uma cidadania universal”, tendo sido partilhadas experiências entre os PALOP nos domínios do Registo Civil, Tecnologias e Estatísticas Vitais. O objetivo é a concertação na Agenda Global sobre a matéria, principalmente no que diz respeito ao Programa Africano da Melhoria Acelerada do Sistema de Registo Civil e de Estatísticas Vitais.

“Aliás, no quadro das sucessivas reuniões de ministros africanos responsáveis pelo Registo Civil e Estatísticas Vitais, sob os auspícios da Comissão Económica das Nações Unidas para África, foram feitas declarações, com vista à melhoria acelerada do Registo Civil e das Estatísticas Vitais no continente africano”, declarou Queiroz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

Moçambique: Presidente da República apoia comitiva empresarial em visita a Portugal

A Missão Empresarial Moçambique – Portugal, vai decorrer no Porto e em Lisboa, de 22 a 24 de abril, e…
Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

Angola: FNLA lança operação para recrutar 700 mil militantes

O líder da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), Nimi a Nsimbi, anunciou que será criada uma base de…
Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Quatro soldados israelitas feridos em território libanês

Esta segunda-feira, quatro militares israelitas da Brigada Golani conseguiram infiltrar-se, no sul do Líbano, mas foram emboscados pelo Hezbollah, que…
Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

Moçambique: Mondlane considera ilegal perfil aprovado pela Renamo

O político Venâncio Mondlane considera ilegal o perfil de candidato presidencial da Renamo aprovado pelo Conselho Nacional do partido.  Os…