Angola: SWAPO na Namíbia preocupada com perda do poder do MPLA

Alguns militantes da SWAPO, partido no poder na Namíbia, partilharam as suas preocupações em relação ao futuro do MPLA, formação política no poder em Angola. Ao seguirem os últimos desenvolvimentos políticos do país governado por João Lourenço, temem que o MPLA passe para a oposição nas eleições gerais previstas para 2022. 

A informação é avançada pelo site angolano “Club-K”, que refere que num grupo do WhatsApp chamado “Swapo Solidarity Freedon” militantes dessa organização política da Namíbia têm promovido vários debates focados em lacunas que, segundo esses participantes do grupo, têm levado o Presidente angolano e líder do MPLA a arrastar o seu partido para a oposição. 

Nesses debates, a SWAPO indica o Malawi, a República Democrática do Congo e a Zâmbia como o exemplo de três países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) que têm realizado sufrágios nos últimos anos em que a oposição chegou ao poder. 

Quanto a Angola, temem que o MPLA seja o próximo partido no poder a ser derrotado. Um dos fatores apontados foi a atual pressão que a juventude tem feito para ver João Lourenço fora do poder, defendendo muitos desses jovens o rival político Adalberto Costa Júnior. 

Neste âmbito, os militantes da SWAPO querem que a direção deste partido estude os erros de João Lourenço, para que a SWAPO não os repita e consiga manter-se assim no poder na Namíbia, onde as eleições gerais vão ser realizadas em 2023.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…