Tchizé dos Santos, ex-deputada do MPLA e filha do antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos, contribuiu com meio milhão de kwanzas (716 euros) para a campanha de António Venâncio. O engenheiro concorre à liderança da formação política em questão.
O motivo parece dever-se a uma rivalidade entre Tchizé e o atual líder do MPLA e também chefe de Estado, João Lourenço. A influencer, que foi afastada do Comité Central pelo Bureau Político do partido no poder em 2019, quer que João Lourenço saia do cargo.
Antes de ter feito o deposito monetário para ajudar a candidatura do colega de partido, a ex-parlamentar já tinha mostrado apoio e elogiado a coragem de Venâncio. Agora, decidiu apelar ao respeito em nome da alegada democracia interna no MPLA.
“Hoje o Eng. Venâncio demonstrou coragem e apresentou publicamente a sua candidatura. Essa vontade do militante deve ser respeitada e apoiada em nome da democracia interna no MPLA e da democratização de Angola”, pode ler-se na declaração de apoio publicada na sua conta da rede social Facebook esta terça-feira, 02 de novembro.
“Eu já fiz o meu depósito”, escreveu também Tchizé dos Santos, tendo partilhado o IBAN para quem quiser contribuir “a favor da candidatura e campanha eleitoral de António Venâncio”.
“Ainda que a ‘mão invisível’ das famosas ‘ordens superiores’ ou alguns militantes de má fé consigam boicotar e inviabilizar a candidatura do Eng. Venâncio, pelo menos fica registrado na história que tentei contribuir para a evolução da democratização do país de todas as formas que me foram possíveis”, salientou.