A Balança Comercial de Angola regista um saldo positivo na ordem dos três biliões e trezentos mil milhões de kwanzas. Este número deve-se ao comportamento do preço do petróleo, principal produto de exportação do país.
Os dados constam no Boletim das Estatísticas de Comércio Externo do II trimestre de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No que diz respeito a esse trimestre, quando comparado com o período homólogo, ocorreu uma subida do valor total das exportações de 146,0%. No mesmo período, as importações registaram um aumento de 48,5%.
Os principais continentes das exportações, de acordo com a estrutura percentual durante o período em análise, foram a Ásia (85,2%), a Europa (5,5%), a América Central e do Sul (4,3%) e, por fim, a África (2,1%).
No que diz respeito às importações, os principais continentes foram a Europa (40,8%), a Ásia (37,0%), a África (9,9%) e a América Central e do Sul (7,1%).
Quanto aos países que foram os principais parceiros das exportações, segundo a estrutura percentual durante o período em análise, em primeiro lugar encontra-se a China (64,1%), seguida da Índia (6,9%), Singapura (3,6%), Emirados Árabes Unidos (3,5%) e Tailândia (3,1%).
Já os parceiros das importações que se destacaram foram a China (15,8%), Portugal (12,2%), Índia (6,7%), Itália (5,8%) e Togo (5,7%).