Angola: UNITA acusa Governo de não cumprir acordos de Bicesse

A UNITA acusou o Governo angolano de ainda não ter cumprido os acordos de Bicesse, o que acontece 29 anos após a assinatura daquele que é considerado um histórico memorando de paz.

A crítica foi feita através do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão política do maior partido na oposição, que se referiu assim ao documento rubricado em Lisboa, capital de Portugal, em 1991, entre o antigo Presidente angolano José Eduardo dos Santos e o fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

O mediador do acordo foi o Governo português, representado por Durão Barroso, com observação das Nações Unidas, dos Estados Unidos da América e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O objetivo do documento era acabar com o conflito armado e devastador que acontecia desde o acordo de Alvor, em 1975.

Para a formação política angolana o acordo não cumpriu vários itens estabelecidos no programa de cessar fogo, entre os quais a devolução do património da UNITA, a inserção dos seus quadros nos conselhos de administração das empresas públicas e a conclusão da entrega de pensões aos militares reformados.

A organização política considera que os 29 anos dos acordos de Bicesse ocorrem numa altura particularmente difícil, uma vez que são marcados pelo cenário da Covid-19, mas entende que é necessário que o Executivo tenha em atenção os setores da sociedade mais afetados pelas consequências da pandemia, principalmente famílias e empresas.

“A UNITA lamenta que 29 anos depois ainda ocorram actos de violação dos direitos humanos, de exclusão e intolerância política, atentando ao espírito de reconciliação nacional”, pode ler-se na nota divulgada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin