A UNITA acusou o MPLA, partido no poder, de usar meios do Estado angolano para as suas campanhas em todos os processos eleitorais que têm sido realizados no país. Esta situação viola a Lei Eleitoral, defendeu a maior formação política da oposição.
Assim, a UNITA quer que o MPLA acabe com a prática. “Os candidatos todos vão fazer campanha com os seus meios ou os do seu partido político e não os meios do Estado. É isso mesmo que estamos a propor”, explicou a vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba.
As declarações foram feitas durante o debate na especialidade da Lei Orgânica das Eleições Gerais, onde foi abordado o artigo referente às campanhas eleitorais. Webba acrescentou que nas últimas eleições gerais de 2017 o MPLA colocou à sua disposição todos os meios do Estado, em detrimento de outras forças políticas concorrentes.
“Esta prática, que viola claramente a Lei Eleitoral, tem de acabar”, exigiu a deputada, que mencionou igualmente o facto de neste momento de pré-campanha eleitoral ser “notória, em todos os cantos da capital, a exposição da propaganda eleitoral do MPLA”.