Angola: UNITA critica pedido de ajuda financeira do Governo ao povo

O grupo parlamentar da UNITA manifestou a sua “indignação” com os pedidos de ajuda financeira que o Governo angolano fez aos cidadãos, uma vez que considera que deveria ser o Executivo a auxiliar a população para que esta consiga combater as suas necessidades, e não o oposto.

“Devia ser o contrário, o Governo é que deve ajudar os cidadãos a superar as ingentes necessidades em abastecimento regular de água potável, energia elétrica e em abastecimento de um pacote mínimo de alimentos básicos às famílias mais carenciadas dos meios suburbanos e rurais”, declarou em comunicado.

Esta reação do maior partido da oposição em Angola surgiu após o Governo ter enviado, por SMS, um apelo ao povo para apoiá-lo na luta contra o novo coronavírus (Covid-19), através de contribuições em kwanzas para uma conta do Tesouro Nacional.

Tal merece a reprovação da UNITA, que “tem acompanhado com preocupação” a situação do país, encontrando-se este em estado de emergência desde a passada sexta-feira, 27 de março. A medida foi tomada para travar a pandemia, que já fez duas mortes e infetou pelo menos oito pessoas em Angola.

A organização política dirigida por Adalberto Costa Júnior criticou o método adotado pelo Governo, recordando que em outras calamidades, como a da seca no Sul do território angolano, vários parceiros sociais do Executivo, incluindo partidos políticos, igrejas, empresas e cidadãos, envolveram-se em iniciativas separadas num “esforço patriótico conjunto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin