A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tem defendido o princípio de autonomia local assente no sistema constitucional espanhol, que privilegia uma organização territorial com municípios, províncias e comunidades autónomas. O modelo estrangeiro permite às comunidades autónomas terem autonomia para gerirem os seus interesses.
O partido angolano passou a promover desde esta segunda-feira, 12 de novembro, o 2º seminário de capacitação para as autarquias, que decorrerá no município de Viana, em Luanda. O objetivo é capacitar os seus quadros sobre o referido modelo.
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, aproveitou a abertura do evento para incentivar os militantes a dedicarem-se ao curso, que está ser ministrado por formadores espanhóis. O seminário, que termina na quinta-feira, dia 15, conta com a participação de cerca de 250 militantes e também de convidados provenientes das 18 províncias do país.
Um dos principais temas abordados no encontro terá a ver com o princípio da autonomia local no sistema constitucional espanhol, bem como o seu contributo no desenvolvimento económico e social das comunidades. Recorde-se que as primeiras eleições autárquicas em Angola estão marcadas para 2020.