Angola: UNITA defende declaração de Estado de Emergência

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior

O Comité Permanente da Comissão Política da UNITA defende que a Situação de Emergência no Sul do país deve ser declarada, devido à seca e às suas consequências. A zona mais afetada por este problema tem sido o Cunene.

A observação foi feita através de um comunicado sobre a quinta reunião ordinária. No documento, o órgão de cúpula do principal partido da oposição em Angola apela então à tomada de medidas de fundo na abordagem do fenómeno da cíclica seca no Sul do país.

É também pedido que sejam tomadas, urgentemente, as “pertinentes medidas” para a reposição do stock de sementes que as populações consumiram devido à fome.

No comunicado é criticado o “agravamento da situação social e económica, cujos indicadores são o aumento da pobreza, generalização de focos de fome e malnutrição nas crianças, quase extinção da classe média, falência de empresas e o aumento do desemprego, sobretudo na juventude”.

Para o Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, o plano de recuperação da economia em tempo de Covid-19 “está desajustado das realidades”. As empresas e as famílias têm sido penalizadas tanto pelas restrições impostas pela pandemia, como pelas medidas de política que não concorrem para o empoderamento da classe empresarial, lê-se ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…