A UNITA denunciou o aumento de fome em zonas como Gambos, Caimbambo e Chongoroi, todas localizadas em Benguela. Para fugirem a esta situação, muitas pessoas têm emigrado para o centro da referida província.
No entanto, esta deslocação forçada pelo cenário de pobreza aumenta o perigo de infeção dos indivíduos por Covid-19. Isto porque existem vários casos positivos no centro de Benguela.
Foi o secretário provincial do maior partido da oposição em Angola, Abílio Kaunda, quem expôs o caso. Têm sido centenas as famílias locais atingidas pela falta de alimentos, referiu.
Também de acordo com o político, a situação está a provocar graves problemas de saúde e de estabilidade social. A maioria das populações afetadas pela fome é constituída por camponeses, acrescentou.
“Há gado a morrer porque não há água. As pessoas não conseguem cultivar porque estas zonas têm graves problemas de chuva. É uma dificuldade tremenda que deve ser vista com a maior urgência”, expôs ainda.
“Diante da fome, as famílias não têm outra saída senão correr para o centro. É um problema grave e que nos entristece”, frisou.
Para Kaunda é necessária a criação urgente de políticas públicas, de forma a auxiliar as populações afetadas pela fome nas regiões dos Gambos, Caimbambo e Chongoroi. “Se as pessoas têm fome é porque as políticas estão a falhar. Agora é preciso consertar antes que não venha a acontecer o pior”, concluiu.