O líder do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, considera que a mediação de Angola no conflito nos Grandes Lagos é “mera propaganda política”, cita o “Novo Jornal”.
“Angola não tem autoridade política e moral para mediar conflitos. É mera propaganda política para acolher cimeiras, porque o conflito está longe de ter solução”, disse Chiyaka.
As declarações foram feitas no âmbito da cimeira que teve lugar em Luanda nesta quarta-feira, 23 de novembro, realizada para a aprovação do Plano de Ação da Paz na República Democrática do Congo (RDC) e o restabelecimento das boas relações com o Ruanda.
Para o deputado do maior partido da oposição não faz sentido que o chefe de Estado, João Lourenço, continue a mediar conflitos na região dos Grandes Lagos enquanto em Angola existe também uma guerra, na província de Cabinda.
“Aqui mesmo em Luanda os cidadãos são violentados, são assassinados e ameaçados. Um pai deixa de tratar os seus filhos e vai cuidar de outra casa. Não deveríamos agir assim, porque em Cabinda ainda há guerra”, criticou.