Angola: UNITA exige inquérito sobre “desaparecimento” de 400 milhões de kwanzas do BPC

O grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) informou que vai exigir a constituição de uma comissão parlamentar de inquérito para analisar o “desaparecimento” de 400 milhões de kwanzas (585 mil euros) do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

“Neste momento o país está a viver um problema sério. Desapareceram mais de 400 milhões de kwanzas no BPC e vamos exigir da Assembleia Nacional a constituição de uma comissão de inquérito. Seria incoerência da nossa parte, não confiando no Governo, confiarmos a gestão dos poucos recursos que nós arrecadamos à mesma comissão”, declarou Liberty Chiaka, dirigente da bancada parlamentar do maior partido da oposição no país, em conferência de imprensa.

De acordo com o político, a formação que representa é contra a estratégia do Governo de recapitalizar o BPC, propondo que seja feita uma auditoria antes de tal ser decidido, através de uma comissão parlamentar de inquérito. Só depois de apuradas as falhas de todo o sistema de controlo interno do BPC, no qual se inclui igualmente o Banco Nacional de Angola e o Ministério das Finanças, deverá ser definido “em que medida o Governo pode intervir no BPC”, defendeu.

“Senão, estaremos a colocar dinheiro num saco roto, não é solução”, explicou, mencionando que para a UNITA a solução seria “investir nas empresas”.

“Se o Governo destinasse o valor que quer colocar no BPC às empresas para salvaguardar empregos e, por via disso, a produtividade e a produção, o país estaria mais bem salvaguardado”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

“Conversas Europeias” – Isabel Santos traz Raphael Glucksmann a Portugal

Isabel Santos A eurodeputada Isabel Santos vai organizar em Portugal um conjunto de debates sob o nome “Conversas Europeias”.  Depois…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin