O secretário provincial da UNITA em Luanda, Nelito Ekuikui, desafiou o Presidente da República de Angola, João Lourenço, a cumprir a promessa de realizar eleições autárquicas em 2023.
Ekuikui disse à “VOA” que “o candidato João Manuel Gonçalves Lourenço prometeu que ia realizar eleições autárquicas em 2023, portanto se ele não realizar fica claro que é uma pessoa que não tem palavra, e ele fica naturalmente mal”.
Como tal, prosseguiu, “o atual Presidente tem a obrigação de ir ao encontro das expectativas deste povo, no sentido da realizá-las para deixar algum legado”, em vez de apenas “miséria, lagrimas e sangue”.
Em resposta às declarações do representante do maior partido da oposição no país, o porta-voz do MPLA, Rui Falcão, afirmou que a UNITA deve contribuir, positivamente, para viabilizar o que falta do pacote legislativo autárquico na Assembleia Nacional.
“Se a UNITA está, de facto, interessada, deverá contribuir, positivamente, para viabilizar o que falta do pacote legislativo autárquico, na Assembleia Nacional, tão logo seja agendado”, respondeu à “VOA”.