Angola: UNITA pede demissão do governador do BNA

O grupo parlamentar da UNITA exigiu a demissão do governador do Banco Nacional de Angola (BNA) devido ao escândalo financeiro que envolve oficiais da Casa de Segurança do Presidente da República, João Lourenço. 

Na semana passada o mesmo grupo parlamentar defendeu igualmente a demissão da responsável da Unidade de Informação Financeira, além de uma comissão parlamentar de inquérito ao BNA e ao Ministério das Finanças para se determinar a extensão das conexões fraudulentas com os órgãos auxiliares do chefe de Estado.

Este processo envolve oficiais ligados à Casa de Segurança do Presidente da República, o que levou já à exoneração de Pedro Sebastião, então responsável deste órgão, e de sete outros oficiais. Atualmente, encontra-se detido um major, supostamente apanhado com grandes somas em dólares, euros e kwanzas. 

Segundo o líder do grupo parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, os relatos que vieram a público sobre a custódia ou posse indevida de fundos públicos em casas particulares são alarmantes. No entanto, realçou, não surpreendem por serem “situações que a UNITA sempre denunciou”

“Há três anos, sentíamos que o senhor Presidente da República estava determinado a combater a corrupção, mas fraquejou ante os inúmeros interesses instalados. A Assembleia Nacional deve ajudar. Sentimos que o sistema é opaco e as instituições estão muito fragilizadas”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

Angola defende Guiné Equatorial no processo da pena de morte

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, acredita que a Guiné Equatorial está “a fazer a sua parte” para abolir a pena…
Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

Timor-Leste regista 856 empresas indonésias

O Embaixador da Indonésia em Timor-Leste, Sahat Sitorus, informou que o Serviço de Registo e Verificação Empresarial de Timor-Leste (SERVE-TL) registou, atualmente,…
Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebe apoio de 4.6 biliões de meticais da Alemanha

Moçambique recebeu nesta quinta-feira, 17 de junho, 4.6 biliões de meticais da Alemanha para o setor da Educação e obras públicas. A…
Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 18 de junho de 2021

O “Jornal de Angola” escreve que a “Taxa de desemprego cai para 30,5 por cento”. De acordo com o “Portal de Angola”,…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin