Angola: UNITA quer CPI para investigar renda mensal do presidente da Assembleia

A UNITA propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para que seja investigada a renda mensal do presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando Dias dos Santos, atribuída pelo Conselho da Administração do Parlamento.

Esta sugestão surge após ter sido trazida a público uma matéria que revela que o dirigente da AN receberia, alegadamente, 17 milhões de kwanzas (27.221 euros) por mês para o pagamento da renda da sua residência oficial, além de outros deputados beneficiarem de 211 mil kwanzas (337 euros).

A decisão relacionada com a CPI partiu da chefia do grupo parlamentar do maior partido da oposição em Angola, sendo o mesmo liderado por Liberty Chiyaka. A solicitação deverá ser apresentada, nos próximos dias, à direção da AN, de acordo com uma fonte parlamentar.

A mesma fonte referiu que a UNITA ficou surpreendida com a matéria divulgada, considerando que, a ser verdade a quantia publicada, se trata de um subsídio “muito exorbitante” para o pagamento da renda do presidente da AN, principalmente tendo em conta que o país atravessa uma crise económico-financeira.

No entanto, a proposta da CPI está a dividir os deputados dessa formação política, rejeitando alguns a ideia desconexa, sustentando que a própria UNITA e a CASA-CE fazem igualmente parte do Conselho da Administração da AN e que tal deveria ter sido denunciado desde o princípio e não agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin