O presidente do Grupo Parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), Isaías Samakuva, afirmou que vai priorizar o debate do pacote legislativo autárquico durante a sessão legislativa da Assembleia Nacional, em resposta aos desafios políticos do país, avançou a “ANGOP”.
Samakuva aproveitou as VII Jornadas Parlamentares da UNITA, que decorreram em Ndalatando, a capital do Cuanza Norte, para incentivar os deputados a envolverem-se no processo de debate e discussão do pacote legislativo autárquico, com o objetivo de promoverem a aprovação de um normativo que assegure a implementação das autarquias.
O líder do partido angolano referiu ainda a necessidade de os deputados deixarem de parte o debate e análise de simples aspetos legislativos e formais para poderem focar os trabalhos na adoção de estratégias que contribuam para a aplicação de uma lei que corresponda aos anseios dos cidadãos e promova a real autonomia administrativa e financeira dos municípios.
Isaías Samakuva disse que esperava que as VII Jornadas Parlamentares da formação política inspirassem os deputados do partido a elevarem o espírito combativo, em prol da promoção da defesa dos direitos legítimos dos angolanos. Estas jornadas, que duraram três dias, decorreram sob o lema “Contra à corrupção e desigualdades sociais, em defesa da cidadania inclusiva e participativa”, tendo terminado esta terça-feira, 30 de outubro. No evento participaram dirigentes, deputados e mais de uma centena de militantes do partido, sendo eles provenientes de várias províncias do país.