A UNITA convocou para este sábado, 11 de setembro, uma marcha na cidade de Luanda. O objetivo é exigir “eleições justas e transparentes” depois da aprovação, com votos exclusivos do MPLA, da Lei Orgânica das Eleições Gerais.
O ponto de encontro será no Cemitério da Santa Ana, às 10 horas locais, e irá seguir para o Largo 1º de Maio. Trata-se de uma iniciativa que foi dada a conhecer ao Governo Provincial de Luanda na terça-feira, dia 07.
Recorde-se que a referida lei foi aprovada com 136 votos a favor, todos eles do MPLA, 52 votos contra e uma abstenção da FNLA. Para a UNITA, o maior partido da oposição em Angola, trata-se de uma lei que abre a porta à fraude eleitoral generalizada.
Depois dessa aprovação, os partidos da oposição com assento parlamentar pediram ao chefe de Estado, João Lourenço, para não promulgar o Projeto de Alteração da Lei Orgânica das Eleições Gerais.
Entretanto, o Presidente da República decidiu solicitar à Assembleia Nacional a reapreciação da Lei de Alteração à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, para a reapreciação de algumas matérias.