Angola: UNITA vive crise interna após denúncia

Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior

A UNITA, dirigida por Adalberto Costa Júnior, está a viver a pior crise da democracia interna, segundo fontes do partido. Isto acontece após uma denúncia e recusa pública dos resultados eleitorais do último congresso da LIMA, braço feminino da organização política.

Essa denúncia foi feita pela candidata derrotada Manuela dos Prazeres Kazoto. Segundo a própria, ocorreu uma possível fraude no sufrágio.

Os militantes do maior partido na oposição, que preferiram falar em anonimato, acusam o atual presidente de perseguir e retaliar todos os altos dirigentes da formação política que no congresso do ano passado apoiaram Alcides Sakala Simões, candidato derrotado no XIII Congresso Ordinário.

De acordo com os denunciantes, a direção atual está disposta a substituir a secretária-geral adjunta da JURA, braço juvenil da UNITA, Sandra Domingos Oliveira. Tal poderá ser feito alegadamente porque o seu pai, o secretário provincial da UNITA na Lunda Norte e deputado Domingos Oliveira, teria apoiado outro candidato.

Os mesmos referem ainda que Sandra Domingos Oliveira será substituída pela jovem Elsa Pataco como secretária-geral adjunta da JURA. Essa imposição está a ser feita pelo secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikuamanga Daniel, ao líder da JURA, Agostinho Kamuango.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…