A Unitel, empresa angolana de telecomunicações, avançou com um processo judicial em Londres contra a Unitel International Holdings (UIH), detida pela empresária Isabel dos Santos. O objetivo é recuperar uma dívida de mais de 350 milhões de euros.
A queixa, datada de 26 de outubro, exige o reembolso de sete empréstimos atribuídos entre maio de 2012 e agosto de 2013 da Unitel à UIH, que, frisa, “apesar do seu nome, não tem ligação empresarial nem afiliação à Unitel”.
Também segundo a Unitel de Angola, a UIH deve cerca de 325 milhões de euros e mais algo à volta de 43 milhões de dólares (cerca de 37 milhões de euros), acrescido de juros de mora.
O documento foi apresentado na Divisão de Comércio do Tribunal Superior de Londres. Os empréstimos serviram para financiar a compra de ações na operadora de telecomunicações portuguesa Zon, a aquisição da T+ Telecomunicações em Cabo Verde e o investimento na Unitel em São Tomé e Príncipe.
A última parte do empréstimo serviu para a UIH completar operações no âmbito da fusão da Zon com a Optimus, da Sonaecom. Depois disso a UIH passou a ser dona de 32,65% das ações da ZOPT, holding que passou então a controlar 52,15% da Zon.