A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou esta quarta-feira, 13 de março, em Luanda, a importância da formação política e ideológica dos militantes, no sentido de fortalecer a competição e o confronto de ideias.
As afirmações foram feitas após a dirigente ter percorrido as áreas do Centro de Formação Política do Partido (CEFOP), onde verificou o modo de funcionamento desta instituição do MPLA e salientou que o mesmo possui grandes desafios pela frente.
Para Luísa Damião, o conhecimento é um valor cultural fundamental, que promove o desenvolvimento, sendo necessária a busca constante do mesmo para contribuir para o seu fortalecimento. A representante desta força política considera que “é num espaço como esse que os militantes aprendem a desenvolver as suas capacidades de reflexão, bem como a compreender e analisar, de forma crítica, os fenómenos que nos rodeiam, concretamente os políticos, económicos e sociais”.
Argumentou ainda que a formação política e ideológica é um eixo fundamental para aprimorar os conhecimentos e interpretar a realidade do país, tendo encorajado os responsáveis do centro a continuarem a dar passos sólidos e qualitativos na preparação dos quadros para responderem aos desafios do presente e do futuro.
As eleições autárquicas, marcadas para 2020, foram igualmente referidas, sendo importante que os militantes estejam preparados para o êxito da formação política no processo. A vice-presidente elogiou o CEFOP por ter incluído, no seu programa, matérias relacionadas as autarquias, e pediu para que, através desse centro, os militantes possam conhecer os estatutos, regulamentos e outros documentos orientadores do MPLA.
Luísa Damião encorajou também todos os formadores e funcionário da referida instituição a continuarem a trabalhar no sentido de incutirem aos militantes, quadros e dirigentes os princípios e valores do partido no poder.