Angola: “Zenu” dos Santos volta a ser julgado para alegações finais

Reiniciou nesta terça-feira, 23 de junho, o julgamento do conhecido caso “500 milhões”, que envolve o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, “Zenu” dos Santos.

De acordo com um despacho assinado pelo juiz que preside ao coletivo, João Pitra, foi retomado o julgamento com as alegações das partes, entre as quais, além do filho do antigo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, o ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, o diretor do departamento de gestão de reservas da instituição, António Bule Manuel, e o empresário Jorge Gaudens Sebastião.

Inicialmente, estas alegações finais sobre a suposta transferência indevida de 500 milhões de dólares (442 milhões de euros) do BNA para o exterior do país estavam marcadas para 25 de março. No entanto, o tribunal adiou a sessão, sem data, devido às medidas de contingência adotadas entretanto para conter a propagação da Covid-19.

A última sessão do julgamento, começado a 09 de dezembro de 2019, decorreu a 10 de março, sendo os arguidos Valter Filipe e António Bule Manuel acusados dos crimes de peculato, burla por defraudação e branqueamento de capitais.

Já José Filomeno “Zenu” dos Santos e Jorge Gaudens Sebastião são acusados dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e burla por defraudação.

O caso deve-se ao ano de 2017, altura em que Jorge Gaudens Pontes Sebastião apresentou ao filho do ex-chefe de Estado uma proposta para o financiamento de projetos estratégicos para o país, que este encaminhou para o Executivo, por não fazer parte do pelouro do Fundo Soberano de Angola. O objetivo era constituir um Fundo de Investimento Estratégico que captaria para o país 35.000 milhões de dólares (30 mil milhões de euros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

Angola: Isabel dos Santos acusada de ataques informáticos contra imprensa portuguesa

A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente da República José Eduardo dos Santos, está a ser acusada em…
Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

Ucrânia: Conflito causa mais de meio milhão de crianças refugiadas

A UNICEF avança, através de um comunicado de imprensa, que o conflito na Ucrânia já causou em uma semana mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin