No primeiro discurso de Ano Novo proferido esta semana pelo Presidente da República angolano, João Lourenço, a imprensa angolana destaca a prioridade em “combater o fim da impunidade”, que o chefe de Estado considera ser “uma luta de todas as horas”. Segundo o Presidente angolano, o combate à impunidade é “um passo importante para a moralização da sociedade”, escreve o Jornal de Angola.
João Lourenço defendeu o estrito cumprimento da Constituição angolana e reiterou a necessidade de dar novos passos, “vencendo os constrangimentos ainda existentes e encarando com realismo os novos desafios, de modo a diversificarmos, decisivamente, a nossa economia e atingirmos o desenvolvimento sustentável, com inclusão económica e social”, acrescentou.
O Presidente destacou também a mudança da imagem de Angola perante o mundo, que tem aumentado o interesse em investir no país, reforçou. João Lourenço lembrou que a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018 prevê a reforma e modernização do Estado, para reforço da cidadania e instauração de uma sociedade cada vez mais participativa. Acrescentou também que o OGE dedica uma parte considerável dos recursos disponíveis à expansão do capital humano, à redução das desigualdades, à criação de emprego qualificado e bem remunerado, à redução das assimetrias regionais e à diversificação da economia.
A situação atual, segundo o Presidente, demonstra que “ao fazer-se uma leitura correta da realidade e assumindo coletivamente os sacrifícios necessários, todos os obstáculos são superáveis”, explicou.