Angola

Consulado de Portugal em Luanda retoma parcialmente serviços e actos consulares esta semana

O Consulado de Portugal em Luanda retomou esta semana, de forma parcial, alguns serviços e actos consulares depois de ter encerrado por causa da pandemia de Covid-19.

A reabertura do consulado ocorreu na terça-feira, conforme informação do seu site oficial. Entre os serviços retomados estão a emissão de passaporte, registos de nascimento e casamentos e algumas categorias de vistos.

O consulado informa que para aceder a estes serviços, os interessados deverão previamente agendar via online no Portal das Comunidades Portuguesas, e aquando do deslocamento aos serviços presenciais deverão usar máscara.

Já é possível solicitar a emissão de vistos de longa duração fora da alçada Schengen, enquanto estes, que dão acesso ao espaço alargado europeu, só vão começar a ser processados no início do mês de Julho.

Podem ser pedidos vistos de estadia temporária e de residência para efeitos de estudo, reagrupamento familiar, estada temporária para actividades de investigação e vistos de residência para actividade docente ou actividade altamente qualificada, vistos de estada temporária relativos à transferência temporária de trabalhadores e vistos de residência para actividade independente ou visto “startup”.

Também podem ser solicitados vistos para tratamento médico relativos a atos médicos urgentes e inadiáveis, e vistos de acompanhamento de familiar sujeito a tratamento médico se for indispensável (menores ou inválidos).

O consulado adianta que “dispõe de equipamentos adequados ao cumprimento das regras sanitárias recomendadas”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo