Angola

Dívida pública angolana aumenta para 107% do PIB

A dívida pública angolana aumentou em 2019, em termos nominais, 48,7%, passando de 23 para 34,3 biliões de kwanzas, o equivalente a 71,9 mil milhões de dólares de acordo com o relatório publicado pelo Ministério das Finanças. Com este aumento, o rácio sobre da dívida sobre o PIB passa de 84% para 107%.

A dívida externa é a que mais contribuiu para este aumento com uma variação, em termos nominais, de 63% ou cerca de seis biliões de kwanzas, equivalente a 12,6 mil milhões de dólares. As eurobonds, emitidas em novembro de 2019, no valor de três mil milhões destacam-se entre as dívidas contraídas externamente.

“Importa referir que, apesar de as emissões de eurobonds aumentarem o stock da dívida externa, esta modalidade de financiamento está prevista na Estratégia de Endividamento de Médio Prazo (2019-2021), que, relativamente à dívida externa, visa diversificar as suas fontes de financiamento, priorizando as multilaterais com o objectivo de reduzir os custos de financiamento e as emissões de eurobonds para reduzir o risco de refinanciamento e de taxa de juro”, lê-se no relatório das Finanças.

A dívida interna teve uma variação nominal de 24,8%. A dívida pública engloba ainda o valor das dívidas das instituições públicas, ainda que neste caso, tenham sido apenas consideradas as empresas Sonangol e Taag. Neste âmbito, registou-se um incremento nominal de 61,7% ou 600 mil milhões de kwanzas, passando de 1,3 para 2,2 biliões de kwanzas, o equivalente a 4,6 mil milhões de dólares.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo