Angola | Cultura

“Dos Santos Company”: A história de uma pilhagem em Angola

O título não deixa dúvidas. “Dos Santos Company: A história de uma pilhagem em Angola”, do original La Dos Santos Company – Historie d’un pillage en Angola, da autoria de Estelle Maussion, é uma obra que retraça a saga da família do ex presidente angolano José Eduardo dos Santos que durante trinta e oito anos distribuiu os “recursos do país aos seus próximos”, os quais se tornaram “intocáveis”.

“Todas as famílias têm a sua história. A Dos Santos é extraordinária”, sintetiza a contracapa do livro precisando que “põe em cena um pai autoritário, uma filha milionária, um general aterrador e numerosos intriguistas”.

Uma saga familiar em que se incrustam múltiplas personagens que vão constituir o poderoso Clã Dos Santos liderado por um presidente absolutista. Uma história romanesca e maquiavélica, repleta de intrigas, “golpes baixos e manipulações”, em que, “infelizmente, tudo é verdadeiro”.

Escrito durante a presidência de José Eduardo dos Santos, a publicação da obra foi adiada a fim de incluir a chegada de João Lourenço à presidência de Angola, que marca o início do crepúsculo da família Dos Santos.

“É a historia da ascensão e queda da família Dos Santos. Escrevi a obra adoptando um estilo narrativo não ficcional, que torna a obra mais acessível”, explicou a autora, Estelle Maussion.

Formada em Ciência Política em Bordéus e no Centro de Formação de Jornalistas, Estelle Maussion foi de 2012 a 2015 correspondente em Angola da Agence France Presse (AFP) e da Rádio França Internacional (RFI).

Publicado pela editora Karthala, “Dos Santos Company: A história de uma pilhagem em Angola” será lançado a 10 de Junho em Paris.

© e-Global Notícias em Português
1 Comentário

1 Comentário

  1. Salomão Pola Francisco

    26/05/2019 at 19:51

    Quando será lançada aqui em Angola?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo