Governos de Angola e Moçambique aumentam trocas comerciais

Os Governos de Angola e Moçambique querem melhorar a boa relação através de atos concretos, mais precisamente na área comercial. Esta vontade foi manifestada pelos ministros das Relações Exteriores de ambos os países, no final das conversações ocorridas na sexta-feira, 02 de novembro, em Maputo.

O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, visitou Moçambique e conversou com o seu homólogo, José Pacheco. Manuel Augusto partilhou com a imprensa a decisão da incrementação das trocas comerciais entre os dois países. Uma das áreas já identificadas para a dinamização das trocas comerciais é a exportação do açúcar moçambicano para Angola, uma vez que os dois governantes acreditam que a produção nacional pode suprir o défice deste produto que Angola regista.

O ministro angolano afirmou ainda que o seu país apreciou as eleições autárquicas moçambicanas e que pretende aprender com esta experiência devido às eleições municipais que estão a ser preparadas em Angola. Já José Pacheco referiu que quer aprender com o país amigo a experiência da exploração de hidrocarbonetos e ver cada vez mais empresários angolanos a fazerem negócios com os moçambicanos.

A visita de três dias de Manuel Augusto serviu também para preparar uma visita de Estado do Presidente angolano, João Lourenço, a Moçambique, numa data ainda por anunciar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Cidade de Pemba já fornece localmente todo tipo de ração para aves 

Moçambique: Cidade de Pemba já fornece localmente todo tipo de ração para aves 

A cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, já produz todo tipo de ração para aves, com a entrada…
Chuvas torrenciais atingem vários países

Chuvas torrenciais atingem vários países

Os fenómenos meteorológicos extremos estão a assolar a cidade do Dubai, que registou, apenas no dia ontem, um nível de…
Moçambique: Ossufo Momade quer revisão da legislação eleitoral

Moçambique: Ossufo Momade quer revisão da legislação eleitoral

O presidente da Renamo, Ossufo Momade, afirma que a Assembleia da República deve proceder com uma revisão rigorosa da legislação…
Israel: Ex-primeiro-ministro desaconselha resposta militar contra Irão

Israel: Ex-primeiro-ministro desaconselha resposta militar contra Irão

O antigo primeiro-ministro israelita Ehud Olmert apelou ao Governo para que não responda militarmente aos ataques do Irão.  Isto porque,…