A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa vontade foi referida pelo ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikolaos Dendias, após uma reunião com o Presidente angolano, João Lourenço.
O grande interesse recai sobre o setor da Segurança Marítima, acrescentou, segundo o “Jornal de Angola”. Dendias afirmou que a Grécia possui uma das maiores frotas navais do mundo e, como tal, pretende partilhar a experiência com Angola neste domínio.
Segundo o próprio, deixou em aberto um convite para formar cadetes angolanos nas academias navais. O seu país quer ainda estabelecer uma cooperação trilateral com Angola, envolvendo Angola, Grécia e Portugal, visando receber do país governado por João Lourenço apoio para entender o mercado africano.
“Isso é importante, porque sabemos que África é dos continentes que mais cresce em termos económicos e populacionais. Acreditamos, por isso, que Angola pode ajudar a criar estratégias apropriadas de abordar o continente africano, porque é o continente virado para o futuro”, esclareceu.
“Sabemos que Angola é um país bastante importante a nível de África, razão pela qual queremos cooperar com o país”, finalizou.