A III Reunião Ordinária do Comité Central do partido MPLA (Movimento pela Libertação de Angola) decorreu esta sexta-feira, no Complexo Turístico Futungo 2 em Luanda.
Durante esta sessão foi discutido o plano de estratégia para a pré-campanha eleitoral e os projetos de regulamento das estruturas do MPLA. No fim da reunião, ficou também conhecida a lista com os 220 candidatos a deputados do Partido, à Assembleia Nacional.
Na reunião esteve presente o Presidente da República José Eduardo dos Santos, que esclareceu qualquer dúvida sobre a sua eventual recandidatura à presidência de Angola. A representar o partido MPLA, o candidato à Presidência da República é João Lourenço. Para vice-presidente foi avançado o nome de Bornito de Sousa.
No final do encontro do Comité Central do MPLA, o Presidente da República José Eduardo dos Santos referiu: “É nossa tarefa organizarmos uma campanha eleitoral que convença todos os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, e o povo em geral a votarem no nosso partido. A nossa marca de campanha estará no boletim de voto como foi no passado. É a bandeira do MPLA e a cara do nosso candidato”.
Por outro lado, o líder do partido da oposição UNITA, Isaías Samakuva, anunciou que vai deixar as funções de liderança depois das Eleições Gerais. O líder referiu ainda que “a UNITA será o partido mais votado caso as eleições presidenciais sejam justas, livres e transparentes”.
Assim, foi confirmado hoje o cabeça de lista do partido MPLA na candidatura às eleições presidenciais de agosto de 2017. João Manuel Gonçalves Lourenço é natural de Benguela, nascido a 5 de março de 1954. Teve vários cargos no próprio partido (MPLA) e uma vasta carreira política. Foi Presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, e vice-Presidente do mesmo órgão, Secretário-geral do MPLA, Chefe da Direção Política Nacional das Forças Armadas e Comissário das províncias do Moxico e de Benguela. João Lourenço é Ministro da Defesa desde 2015.
O candidato a vice-Presidente é Bornito de Sousa Baltazar Diogo. Nasceu na província de Malanje a 23 de julho de 1953. Na vida política, começou por ser o primeiro Secretário Nacional da organização juvenil do partido MPLA, a JMPLA. Foi Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e Presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos, Regimento e Mandatos do mesmo órgão. Presidiu também a Comissão Constitucional da Assembleia Nacional e foi vice-presidente da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE. É Ministro da Administração do Território desde 2010.
A ida às urnas em Angola está agendada para agosto deste ano.