João Lourenço exonera Administração do Fundo Soberano de Angola

Presidente de Angola, João Lourenço

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou esta quarta-feira o Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola (FSA), da qual fazia parte José Filomeno dos Santos (“Zénu”), filho do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, enquanto Presidente do Conselho de Administração. Foi nomeando para o seu lugar Carlos Alberto Lopes, até aqui secretário para os Assuntos Sociais do Presidente da República, avança o jornal angolano Novo Jornal. Foram ainda exonerados os administradores executivos Hugo Miguel Évora Gonçalves e Miguel Damião Gago.

Para integrarem o novo Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola foram nomeados Laura Alcântara Monteiro, Miguel Damião Gago, Pedro Sebastião Teta, e Valentina de Sousa Matias Filipe, todos como administradores executivos.

Para além das exonerações no Fundo Soberano de Angola, João Lourenço nomeou Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas para o cargo de secretária para os Assuntos Sociais do Presidente da República, e ainda José Manuel Mena Abrantes para o cargo de Consultor do Presidente da República. Por último, João Lourenço nomeou Francisca Salomé Massango de Brito para o cargo de diretora geral da Unidade de Informação Financeira.

Em novembro do ano passado, o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação declarou o envolvimento do FSA na investigação “Paradise Papers”, onde expunha relações pouco claras do Fundo Soberano com a empresa suíça Quan­tum Global, responsável por uma boa parte dos investimentos do fundo angolano nas Maurícias. De acordo com a imprensa suíça, parte integrante da investigação, cerca de 3 mil milhões de dólares da FSA, teriam alegadamente sido colocados em sete fundos de investimento através da empresa Quantum Global. Apesar destas afirmações, a administração do Fundo Soberano de Angola defendeu-se na altura, e continua a defender-se, afirmando não realizar quaisquer atividades ilegais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

Guiné-Bissau: Partidos que apoiaram Sissoco constituem Fórum de oposição a Sissoco

O Coordenador Nacional do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará, assumiu a liderança do Fórum Político para a Salvação…
Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

Guiné-Bissau: PAI-Terra Ranka crítica processo de actualização dos Cadernos Eleitorais

A Coligação PAI-Terra Ranka, formação política constituída pelo PAIGC e os seus aliados, criticou a forma como decorre processo de…
Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

Rússia: Putin nega guerra com a NATO mas deixa aviso

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assegurou não ter planos para atacar países da NATO. O governante russo disse que…
Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

Chile: O salário azul chileno chama-se cobalto

As finanças do Estado Chileno baseiam-se em “salários de cor”. O salário vermelho corresponde ao cobre, produto tradicionalmente de exportação…