Angola | Brasil

Lula da Silva quer depoimento de JES para provar inocência

José Eduardo dos Santos

A defesa do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva pediu para que o antigo chefe de Estado angolano José Eduardo dos Santos seja ouvido pela justiça brasileira. Esta é uma forma de Lula tentar provar a inocência num caso sobre tráfico de influências. 

Neste âmbito foi então expedida para Angola, por vias diplomáticas, uma carta rogatória com perguntas destinadas a José Eduardo dos Santos. 

Em causa está uma acusação de que Lula teria interferido no Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES) para a concessão de uma linha de crédito para a construtora brasileira Odebrecht, destinada assim à exportação de serviços para Angola, na época que José Eduardo dos Santos governava o país. 

Também de acordo com a acusação, essa concessão teria levado a Odebrecht a fazer doações ao Partido dos Trabalhadores (PT). 

Como tal, as perguntas feitas pela defesa de Lula a José Eduardo dos Santos tentam reforçar o carácter frívolo das acusações feitas contra Lula da Silva pela Operação Lava Jato”de acordo com o escritório de advocacia envolvido no processo. 

O processo em causa decorre na 10.ª Vara Federal de Brasília, com o juiz Vallisney Oliveira. A defesa de Lula da Silva advogou ainda não saber a data em que o depoimento de José Eduardo dos Santos acontecerá. 

Recorde-se que Lula da Silva já foi condenado em dois processos por corrupção, estando a ser alvo de pelo menos outras sete investigações. Esteve preso durante 580 dias, tendo sido colocado em liberdade em novembro do ano passado. O arguido recusou sempre todas as acusações e considera-se vítima de perseguição judicial executada por pessoas que têm ambições políticas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo