Adão Almeida, ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, encontra-se em visita a Cabo Verde, tendo anunciado que o acordo assinado entre os executivos angolano e cabo-verdiano sobre a isenção de vistos entre os dois países entra em vigor no próximo dia 1 de julho.
Este acordo permite a circulação de cidadãos cabo-verdianos e angolanos entre os dois países sem necessidade de pedirem visto.
O ministro angolano referiu que: “Estamos em crer que isso vai ser um aspecto positivo que vai reforçar os laços de cooperação e amizade entre os nossos dois Estados e vai trazer, seguramente, benefícios para os nossos dois povos”. Acrescentando que: “O que está a ser feito com Cabo Verde está a ser feito com outros Estados”.
O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, que coordena uma delegação técnica que se encontra na cidade da Praia, deslocou-se a Cabo Verde com o objectivo de se “inteirar da experiência cabo-verdiana” sobre a descentralização, quando Angola se prepara para implementar também o processo de descentralização.
Nesse sentido, Adão Almeida declarou que: “Não estamos aqui, naturalmente, para fazer uma exportação de modelo para Angola, mas conhecer o que está feito e a dinâmica do que foi feito ao longo desses anos, que é seguramente, útil. Posso dizer que do que já tivemos a oportunidade de ouvir temos elementos importantes para reflexão que nós estamos a fazer”.
Realçando que: “Posso dizer que encontramos experiências interessantes no domínio das finanças públicas, por exemplo, onde creio que há avanços assinaláveis nesses mais de 20 anos de descentralização em Cabo Verde”.