Ministro de Angola em visita a Cabo Verde anuncia isenção de vistos entre os dois países a partir de julho

Adão Almeida, ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, encontra-se em visita a Cabo Verde, tendo anunciado que o acordo assinado entre os executivos angolano e cabo-verdiano sobre a isenção de vistos entre os dois países entra em vigor no próximo dia 1 de julho.  

Este acordo permite a circulação de cidadãos cabo-verdianos e angolanos entre os dois países sem necessidade de pedirem visto.  

O ministro angolano referiu que: “Estamos em crer que isso vai ser um aspecto positivo que vai reforçar os laços de cooperação e amizade entre os nossos dois Estados e vai trazer, seguramente, benefícios para os nossos dois povos”. Acrescentando que: “O que está a ser feito com Cabo Verde está a ser feito com outros Estados”.  

O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado angolano, que coordena  uma delegação técnica que se encontra na cidade da Praia, deslocou-se a Cabo Verde com o objectivo de se “inteirar da experiência cabo-verdiana” sobre a descentralização, quando Angola se prepara para implementar também o processo de descentralização.  

Nesse sentido, Adão Almeida declarou que: “Não estamos aqui, naturalmente, para fazer uma exportação de modelo para Angola, mas conhecer o que está feito e a dinâmica do que foi feito ao longo desses anos, que é seguramente, útil. Posso dizer que do que já tivemos a oportunidade de ouvir temos elementos importantes para reflexão que nós estamos a fazer”.  

Realçando que: “Posso dizer que encontramos experiências interessantes no domínio das finanças públicas, por exemplo, onde creio que há avanços assinaláveis nesses mais de 20 anos de descentralização em Cabo Verde”.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

Moçambique: Ciclone Tropical GOMBE destrói e mata em Nampula

O Ciclone Tropical “GOMBE”, o terceiro fenómeno meteorológico a afectar as províncias da Zambézia, Nampula e Cabo  Delgado depois das…
Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Brasil: Missão de solidariedade resgata 68 refugiados da guerra na Ucrânia 

Pousou em solo nacional na manhã desta quinta-feira (10) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que trazia 42 brasileiros…
Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

Moçambique conta com forças militares da África do Sul até abril

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, decidiu estender até 15 de abril o destacamento da Força Nacional de…
Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

Timor-Leste em risco de grave crise nos preços com conflito na Ucrânia

O Programa Alimentar Mundial (PAM) avisa que o conflito existente na Ucrânia pode vir a causar aumentos adicionais de preços nos produtos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin